quarta-feira, 22 de abril de 2009

Disney lança sua primeira princesa negra.

Na terra do sonho americano, Barack Obama derrubou tabus e demonstrou que qualquer um pode conseguir o que quer, e agora a Disney rompe mais uma barreira e dá vida a Tiana, sua primeira princesa negra, que aparecerá para o grande público em dezembro.

Tiana, a primeira princesa da Disney em mais de uma década, se juntará à ilustre lista de nobres criada pelo estúdio, formada por Branca de Neves, Cinderela, Bela Adormecida, Ariel, Bela, Jasmine, entre outras.

Na animação, a princesa é uma jovem garçonete e chef talentosa cujo sonho é ser proprietária de um restaurante. Mas sua vida muda ao beijar um sapo e se transformar em rã. Com isso, começa uma viagem para encontrar a cura.

"Trabalhamos de perto com muitos líderes da comunidade negra, de todo o país, para assegurar que estamos fazendo algo de que as famílias afro-americanas se sintam orgulhosas", disse ao jornal "The Washington Post" o diretor criativo dos estúdios Walt Disney, John Lasseter.

Inclusive o fato de que seu par no filme, o príncipe Naveen, não ser negro, incomodou em alguns círculos. "Eu não vejo problema", disse Melanie Brown, ex-integrante da banda Spice Girls. "Deveríamos aplaudir as relações inter-raciais e ter uma mentalidade mais aberta", completou.

Fonte: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/04/22/ult1817u9660.jhtm

-

"Não existe capitalismo sem racismo." Malcolm X.

Não é nada assombroso que a Disney crie a primeira princesa negra da história. Não é magnífico? Pelo menos para o imaginário e para construção de uma auto-estima nas crianças negras não tenho dúvidas. Porém, isso não passa de ação financeira. O racismo é baseado no capitalismo, o preconceito é fundamentado no dinheiro.

Será que é um avanço? Eu não coloco minha mão no fogo! É mais uma história estereotipada, preconceituosa ou é o despertar de uma nova mentalidade? Hein!?

Tiana é uma garçonete, porém seu sonho é ser proprietária de um restaurante. Pelo menos ela não é uma escrava ou uma empregada doméstica ? Nada contra as empregadas, pelo contrário, é que os papéis de nossos atores/atrizes costumam ser desse quilate.

"Trabalhamos de perto com muitos líderes da comunidade negra, de todo o país, para assegurar que estamos fazendo algo de que as famílias afro-americanas se sintam orgulhosas" John Lasseter

Será que trabalhou mesmo? Será? Acho difícil líderes da comunidade negra americana apoiarem relações interraciais. Não se assuste! Nos EUA a relação interracial é rara.

Avanço ou síndrome brasileira de fazer TV? Eu nunca vi um casal negro em novelas, protagonizando, ou tendo papel de destaque. O enredo da história é sempre o mesmo, "neguinho" favelado se apaixona pela "loirinha rica", e quando a família dela fica sabendo, chamam-no de "golpista", "favelado", e se o pai da moça for muito sincero, vai logo pro "macaco". Depois de algum tempo, os dois se casam, e depois tudo fica bem, o "golpista", "favelado" e macaco torna-se o filho mais novo do sogro e da sogra querida.

Estou mentindo? É ou não é o enredo perfeito? Inspirado no Brasil e nos brasileiros? Mais quantos mulatos inconscientes serão incentivados pela TV?

Além disso, a mulher é quem mais perde nessa história. A mulher negra nunca é valorizada, é sempre renegada pelos loiros e o pior: pelos negros também.
Até quando vamos alimentar a ideia que foi incutida em nossas mentes? A ideia de que só a Gisele Bündchen é bonita, padrão de beleza, desejo de todos os homens? Até quando?

Voltando ao filme, ele será essencial para imaginação das criancinhas, pois vão se acostumando com a "anormalidade". O processo com as crianças negras é diferente, porque todo o racismo que elas são submetidas começa a ser substituído pela auto-estima de ser quem são.

Aqui vai um vídeo de crianças negras realizando um teste, que comprova quanto o racismo é real e destrutivo. É de chorar.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=PKqSPf-hKR4

Um comentário:

  1. Oi, Pedro. Acabei de ver o vídeo das "bonecas más"... Como que as pessoas racistas e preconceituosas defendem argumentos superficiais e sem fundamento, sem antes colocar-se no lugar daquele que sofre preconceito. Imagine a formação de uma criança negra num universo racista. Qie comportamente esperar dela em relação à sua própria pessoa? Eu fico louca com pessoas que dizem que são os negros que criam o preconceito. É incrível como é fácil responsabilizar a vítima. Meu Deus, até quando! Em todas as vezes que toco nesse assunto em sala de aula me decepciono. Com tanta informação, senso crítico desenvolvido, onde fica o respeito? As pessoas dizem-se cultas, sábias , preparadas para crescerem cada vez mais, no entanto mal sabem conviver com as diferenças. Ai, ai deixa eu parar se não desconto em você a minha indignação. Um abraço, carinhoso e mande-me cada vez mais dessas pérolas, como eu acho que já disse...

    ResponderExcluir